Notícias

10º Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Nova Central Sindical de Santa Catarina tem início em Itapema

Com o tema “Conectando ideias, inspirando ações: a arte de comunicar para liderar”, teve início na tarde desta quinta-feira, 3 de abril, o 10º Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Nova Central Sindical de Santa Catarina (NCST-SC). O evento acontece na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, e segue até sexta-feira, 4, com uma programação extensa de palestras e debates.

Realizado pela NCST-SC e pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) e com apoio da Fetiesc, Feticom-SC, Fetigesc e Fitiec, o encontro reúne mulheres líderes sindicais de diversas regiões do estado.

Durante a solenidade de abertura, foi destacado o protagonismo feminino na luta sindical e a necessidade de ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão. O anfitrião do evento, Ednaldo Pedro Antônio, deu as boas-vindas às participantes e enfatizou a importância de ter representantes do governo federal acompanhando as ações das federações e sindicatos, agradecendo diretamente a presença do superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel.

Eccel, por sua vez, reforçou o papel fundamental da luta sindical e pontuou três temas essenciais que precisam do engajamento das trabalhadoras. O primeiro deles é a desigualdade salarial entre homens e mulheres, que no estado chega a quase 30%. “Isso é uma vergonha e não podemos permitir que continue. Na próxima semana, divulgaremos o terceiro relatório sobre essa disparidade e precisamos, na prática, fazer valer a lei”, afirmou.

Outro ponto levantado por Eccel foi a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, uma proposta que está em tramitação no Congresso Nacional. Segundo ele, a medida beneficiaria a imensa maioria dos trabalhadores brasileiros, mas enfrenta resistência política. “Pasmem, 14 dos 16 deputados federais catarinenses são contra essa medida, mesmo sendo uma promessa de campanha de todos os candidatos à presidência. Precisamos mobilizar os sindicatos para pressionar os parlamentares a aprovarem essa isenção, que traria um grande alívio financeiro para os trabalhadores”.

O terceiro tema abordado foi a luta pelo fim da jornada de trabalho 6×1, que obriga muitos trabalhadores a terem apenas um dia de descanso semanal. “Esse modelo prejudica o lazer e o convívio social dos trabalhadores. Há um projeto de lei em tramitação para mudar essa regra, e é fundamental que façamos pressão para que ele avance. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para isso. Compartilhem, discutam e ampliem esse debate”, ressaltou Eccel.

O presidente da Nova Central Sindical de Santa Catarina, Izaias Otaviano, destacou a importância do evento para a formação e qualificação das lideranças femininas. “É um orgulho ver esse encontro se consolidar como um espaço de fortalecimento das mulheres no sindicalismo. Pela primeira vez em 20 anos, temos um superintendente do Ministério do Trabalho que realmente entende as demandas dos trabalhadores, e essa parceria com o movimento sindical é essencial para avançarmos em nossas pautas”, disse.

Izaias também fez questão de saudar lideranças femininas presentes, como as vereadoras Bete Eccel (Brusque) e Giovana Mondardo (Criciúma), e parabenizou as demais palestrantes: Marli Leandro, Kátia Regina Cardoso, Jaciara Machuga e Cristiane da Luz Oliveira. “Para nós é uma honra muito grande estar com vocês”, afirmou, declarando oficialmente aberto o 10º Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras.

 

 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais