Tesoureira da Fetramesc acompanhou assembleia extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio Negrinho realizou na última semana, assembleia extraordinária na sede da Câmara Municipal. Um grande número de professores compareceu ao encontro, que teve como pauta o pagamento do Piso Nacional do Magistério, cuja forma empregada no município pelo Poder Público, gerou achatamento de salários e desagradou boa parte dos profissionais.
A tesoureira da Fetramesc, Adriana Bombassaro Zanella, se fez presente no evento, contribuindo com o diálogo entre os servidores.
A presidente do Sindicato, Adriana Classar Ribas, ressaltou as dificuldades enfrentadas no município, para fazer valer os direitos dos servidores e servidoras. Ela enalteceu aos presentes, ações a serem realizadas para que o sindicato seja reconhecido pela atual administração municipal, como representante dos servidores e servidoras.
Durante a reunião foi apresentado um estudo com dados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mostrando que com os valores não utilizados do fundo, é possível sim fazer o pagamento do piso de uma maneira correta, evitando o achatamento dos salários dos profissionais de carreira. A apresentação foi feita pelo assessor econômico de gestão pública do Sindicato e também da Fetramesc, João Batista de Medeiros.
Entre gráficos, dados e números, o estudo do assessor econômico mostrou que os recursos do Fundeb seguem aumentando no município. Além disso, o município está em estabilidade quanto ao Comprometimento Fiscal da Despesa Total com Pessoal (DTP) na Receita Corrente Líquida (RCL), cujo limite prudencial é de 51,3% e o teto é de 54%. O percentual no segundo quadrimestre fiscal de 2022 é de 44,07%, sendo que no ano de 2021 finalizou em 43,88%.
Com isso, a análise final da assembleia foi de que falta de dinheiro não é justificativa para a não aplicação do reajuste correto aos professores. Foi deliberado na oportunidade, que o estudo completo será encaminhado para análise da Secretaria Municipal de Educação.