A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) reuniu sua diretoria executiva na última semana, para a análise e discussão e diversos assuntos importantes para os sindicatos filiados.
Na pauta dos trabalhos estavam informes sobre comunicação e finanças da Federação; negociações no setor público em 2023, dentre outros temas. O encontro foi realizado na sede da Federação em Blumenau, na manhã do dia 4 de maio e contou com a presença da maioria dos diretores e diretoras, como também do assessor jurídico da Fetramesc, Dr. Cláudio Roberto da Silva.
Na abertura dos trabalhos, o presidente Orlando Soares Filho apresentou números de receitas, investimentos e despesas da federação. Em seguida, passou a palavra ao assessor e consultor econômico da federação, João Batista de Medeiros, que fez a apresentação do levantamento realizado junto aos sindicatos filiados em todo o Estado, a respeito das negociações coletivas deste ano, as conquistas aos servidores públicos e a manutenção de direitos. O assunto foi amplamente comentado e discutido entre os diretores, que expuseram situações e experiências em seus municípios de atuação.
Agenda Brasília
Outro assunto abordado pelo presidente, foi com relação à agenda na capital, Brasília, durante a última semana do mês de abril. Soares Filho relatou a visita realizada à Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e a reunião com o presidente João Domingos Gomes dos Santos.
Como membro da diretoria da CSPB como 2º vice-presidente, Soares Filho relatou a preocupação com relação ao Marco Regulatório das Relações de Trabalho, que está em discussão no país e as tratativas a respeito do tema. Ele convidou os diretores a participarem do Seminário de Organização 2023 – Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Serviço Público, que será promovido pela CSPB nos dias 17 e 18 de maio, em São Paulo.
Também referente à agenda em Brasília, o presidente da Fetramesc comentou sobre as visitas realizadas a deputados e deputadas federais, no sentido de fortalecer e até mesmo estabelecer laços importantes para discussão das demandas dos servidores públicos.
Livro
Ainda durante a reunião, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Concórdia, William Ampese, falou a respeito de seu livro, recém lançado, ‘O que são tributos e como lidamos com eles’, disponível para compra nas plataformas digitais.
De uma forma bastante leve, Ampese explica no livro, através de uma linguagem simples sem muito do chamado “juridiquês”, como são tratados os principais tributos em nosso país, e tenta expor sua opinião de forma genérica para que o leitor conclua, a partir das reflexões apontadas, para onde vai e por que existem tantos tributos no Brasil, se isso é justo e por fim se pagar tributos é bom ou ruim?