Notícias

Fetramesc realiza últimas assembleias do ano com prestação de contas e planejamento para 2023

O encontro reuniu a Diretoria e Conselho Fiscal na sede da entidade, em Blumenau

 

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) reuniu sua Diretoria e Conselho Fiscal, para assembleias de prestação de contas e planejamento de ações em 2023, na terça-feira, 20 de dezembro, em sua sede, no município de Blumenau.

A saúde financeira da Federação foi um dos assuntos em pauta, que recebeu bastante atenção dos diretores, que enalteceram a boa gestão dos recursos neste ano de 2022. “Estatutariamente a Federação tem que apresentar para o Conselho Fiscal os seus gastos e a previsão de receitas para o ano seguinte. Os diretores e os conselheiros fiscais entenderam a importância de nós atuarmos fortemente em 2023, haja vista que nós teremos mudanças no governo federal e isto implica em toda uma nova situação jurídica que pode, eventualmente, favorecer as entidades sindicais na discussão, por exemplo, das Reformas Trabalhista e Previdenciária”, comenta o presidente da entidade, Orlando Soares Filho.

As bandeiras da entidade para o próximo ano também foram objeto de análise e discussão dos diretores e conselheiros, que contribuíram para ampliação do debate e aprovação da previsão orçamentária para 2023, que visa o fortalecimento da entidade no próximo ano e o envolvimento nas discussões em prol dos servidores públicos municipais e das entidades que os representam no Estado de Santa Catarina.

“Chegamos em dezembro com o coroamento das ações realizadas pela Fetramesc, prestando contas de todos os trabalhos nestas assembleias do dia 20. Pela primeira vez nesta gestão, tivemos um ano em que a pandemia não interferiu no andamento da nossa Federação. Em 2020 foi complicado, em 2021 nós começamos a engatinhar e este ano praticamente voamos com as ações em nossa Federação, uma evolução na representatividade junto aos sindicatos e demais entidades estaduais e nacionais”, avalia Soares Filho.

 

Representatividade

Neste ano de 2022, a atuação da Fetramesc tem proporcionado a integração de dirigentes em entidades importantes no Estado e também em nível nacional. No mês de novembro, o presidente Orlando Soares Filho foi convidado a integrar a diretoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-SC). Na ocasião, houve a eleição de 1/3 da sua diretoria estadual, além do coordenador e secretário geral, para o triênio 2023/2025, que assume os trabalhos a partir do mês de janeiro. “Nossa categoria dos servidores públicos até então não tinha representação dentro do DIEESE e escolheram a Fetramesc, através da minha pessoa, a fazer parte da diretoria. A ideia é levar a demanda dos servidores públicos para dentro do DIEESE, unindo nossa luta por salários e empregos dignos e valorizados”, enfatiza Soares Filhos.

Outra conquista para a Fetramesc foi uma cadeira junto à diretoria da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). Orlando Soares Filho foi eleito 2º vice-presidente da CSPB, durante a etapa eleitoral do 25º Congresso Nacional, realizada no dia 30 de novembro. É a primeira vez que um presidente da Fetramesc assume cadeira na vice-presidência da Confederação. A nova diretoria, que integra a chapa ‘Lutar Sempre’, liderada por João Domingos Gomes dos Santos, foi eleita com a totalidade dos 236 votos apurados, para a gestão 2023/2027 e reúne nomes de destaque no sindicalismo nacional e internacional para o setor público. A formação da chapa, única a disputar o pleito, aperfeiçoou a relação de cargos de modo a modernizar e dar mais agilidade às ações da entidade.

“Com nosso assento na executiva nacional, num cargo de destaque, buscaremos levar a luta e a voz de todos os valorosos companheiros sindicalistas da nossa Federação para Brasília, onde com humildade buscaremos demonstrar que na Fetramesc está o melhor grupo de dirigentes sindicais de Santa Catarina e um dos melhores do país”, reforça Soares Filho.

A Fetramesc teve também uma forte atuação junto à Nova Central Sindical, neste ano. Segundo o presidente, ela é uma das centrais sindicais mais atuantes no Estado, tendo Izaias Otaviano à frente dos trabalhos.

“Tivemos um ano em que atuamos em prol dos servidores públicos, mas também fortalecendo a nossa entidade, participando de várias representações de trabalhadores no Estado de Santa Catarina e em 2023, vamos expandir ainda mais estas ações”, projeta o presidente.

 

Filiações e unificação de pautas

Outra conquista da Fetramesc foram as filiações de novos sindicatos neste ano, o que demonstra a importância do trabalho que vem sendo realizado em prol dos servidores públicos municipais e as demandas existentes. “Filiamos sindicatos em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhamos vários processos eleitorais de sindicatos filiados e de alguns não filiados, que conhecendo nosso trabalho, nos credenciaram para fazer a eleição de suas entidades. Só do mês de setembro para cá, foram cinco processos de eleições sindicais, o que demanda desde a publicação do edital, até a apuração de votos e a posse da diretoria eleita. Isso demonstra a credibilidade da Federação”, analisa o presidente.

Outra ação que teve desdobramentos neste ano, foi o encontro com membros da Fetramesc e das Federações do Paraná e do Rio Grande do Sul, Fesmepar e Fesismers, respectivamente, a fim de discutir demandas em comum das entidades. O evento foi proposto pela Fetramesc e realizado no mês de junho, em sua sede, momento em que foram definidas uma série de ações, que integraram a Carta de Blumenau, com a assinatura das três Federações. Juntas, elas representam mais de 800 municípios nos três estados do Sul. O encontro deu origem ao I Fórum das Federações de Servidores Municipais, realizado no final do mês de julho, em Porto Alegre, com a presença de dirigentes das três entidades, como também das Federações do Rio de Janeiro (Fesep/RJ) e da Bahia (Fespumed), todos unidos na discussão de demandas em comum para as categorias.

“As demandas aqui do Sul são praticamente idênticas e a partir do momento que conseguimos esta união, temos nossas diretorias e assessorias pensando em conjunto na busca de soluções. Incorporamos a Federação do Rio de Janeiro também, que com o nosso apoio, acabou conquistando uma cadeira como secretário geral dentro da nossa Confederação. Então agora temos estas quatro Federações unidas, a fim de buscar debatermos questões em comum, como o piso nacional do magistério, insalubridades, piso nacional da enfermagem e tantos outros pleitos. Com este fortalecimento, estamos conseguindo ter uma união de ações”, complementa o presidente da Fetramesc.

 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais