Notícias

Fetramesc participa de reunião com Superintendência Regional do Trabalho

Na sexta-feira, 2 de junho, o presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, e o diretor de assuntos municipais, Jeferson Debus, representaram a entidade durante reunião com a Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina (SRT). A discussão centrou-se na potencial parceria entre a SRT e os sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e segurança dos trabalhadores representados por esses sindicatos.

Durante o evento, o Superintendente Paulo Roberto Eccel convidou dois auditores chefes para explicar a estrutura da entidade em Santa Catarina e, em seguida, abriu a palavra para os dirigentes sindicais.

 

Izaias Otaviano, presidente da Nova Central, reafirmou a importância da parceria e afirmou que os sindicatos e as federações têm o dever de fiscalizar os demais sindicatos. Enfatizou que ao identificar irregularidades, devem envolver as autoridades competentes responsáveis ​​pela fiscalização do trabalho, nomeadamente os Auditores do Trabalho.

Orlando Soares Filho, presidente da Fetramesc, enfatizou que quando os sindicatos representam efetivamente os trabalhadores, mais de 50% dos abusos patronais são evitados. Ele expressou preocupação com a emissão de Cartas Sindicais pelo Ministério do Trabalho para vários sindicatos, o que muitas vezes resulta na inatividade desses sindicatos, que acabam esquecidos na gaveta de algum advogado, os chamados ‘sindicatos de gaveta’. Ele ainda questionou se a SRT tem esse poder de atuar para proibir sindicatos de gaveta, já que é o Ministério do Trabalho quem, em tese, concede a Carta Sindical.

O superintendente Paulo Eccel reconheceu o assunto e se comprometeu a avaliar o pedido, dando respostas à Fetramesc e às demais federações em reunião futura.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais