Notícias

Fetramesc em Ação – São Joaquim

Na tarde de quarta-feira, 17 de agosto, o presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, juntamente com o assessor econômico João Batista de Medeiros, o presidente de honra da Federação, David Vinci, o secretário geral Luiz Carlos Vieira Reis e o advogado, Dr. Roselito Everaldo de Lins, o qual atua em diversos sindicatos de servidores públicos, estiveram reunidos com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Joaquim, Dayane. Na ocasião, foram discutidas várias situações envolvendo os servidores daquele município, em especial no que se refere ao adicional de insalubridade para os operadores de máquinas e outras categorias.
No entendimento de Dr. Roselito, a redação que concede o direito de insalubridade prevista no Estatuto do Servidor de São Joaquim, Lei nº 4.323 de 2015, é confusa, pois trata servidores públicos e administração pública como se da iniciativa privada fossem.
O presidente Orlando concordou com o advogado e acrescentou que isto não pode ser impeditivo para a não concessão do direito dos trabalhadores que atuam em serviços insalubres e periculosos.
O Sindicato ouviu a demanda dos servidores que acompanharam a reunião e ao final foi definido reencaminhar uma solicitação administrativa, para que a administração municipal responda, no prazo máximo de 30 dias, sobre a possibilidade de pagamento de insalubridade para os operadores de máquinas, Além disso, ficou definida uma nova reunião com os dirigentes da Fetramesc e o Sindicato, para avaliar se a administração municipal atendeu ao requerimento sindical. Em caso de não concessão, há possibilidade de levar o tema adiante, com medidas judiciais cabíveis.
Também na reunião, o presidente da Federação agradeceu o convite da presidente Dayana e de sua diretoria, pedindo aos presentes que apoiem as iniciativas da nova diretoria do sindicato, que nesses poucos meses de gestão, tem se mostrado muito esforçada e aguerrida. Prova disso, foi a recente conquista do auxílio alimentação para os servidores municipais. Além disso, a Fetramesc e o Sindicato já iniciaram as conversas sobre a próxima pauta de negociação, para data base de 2023.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais