Notícias

Fetramesc acompanha eleição de Sindicato de Araquari

Chapa da Situação foi eleita com 81,9% dos votos coletados

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) marcou presença durante o processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Araquari (Sintraspar), na última quinta-feira, 7 de março. Na oportunidade, os servidores tiveram a oportunidade de participar da eleição sindical para renovação dos membros da Diretoria Efetiva e Suplentes, Conselho Fiscal Efetivo e Suplentes, e Delegados Efetivos e Suplentes junto à Federação.

O presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, destaca o andamento do processo, que incluiu edital, abertura para inscrições de chapas, homologações dos inscritos e a campanha que culminou com o pleito, onde 54% dos servidores associados depositaram seu voto para escolha da nova diretoria do sindicato.

A única chapa inscrita foi a da situação, ‘Chapa 1 – Permanecemos Unidos’, que conquistou 81,9% dos votos válidos. Ela tem à frente a professora aposentada Anelise Segundo Molina, e a atual presidente, Kátia Cardoso, assumirá o cargo de Secretária Geral.

O presidente da Fetramesc ressalta que todo o processo eleitoral foi conduzido estritamente de acordo com o estatuto da instituição. “Pedimos que fosse seguido o mesmo procedimento adotado para todas as assembleias do sindicato. Com isso, houve a publicação legal do edital, prevista no estatuto, além da publicação no site do sindicato, no grupo de WhatsApp e fixação no mural da sede”, explica.

Para oportunizar maior adesão dos servidores ao processo eleitoral, foram disponibilizadas quatro urnas de votação, sendo uma fixa na sede do Sintraspar e outras três itinerantes. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lages, Agenor Chaves, foi um dos dirigentes sindicais que trabalharam na eleição, coordenando a coleta de votos de uma das urnas itinerantes. Segundo Chaves, uma das principais dificuldades na coleta de votos, foi localizar o servidor em seu posto de trabalho, mas mesmo assim, quase 80% da lista de filiados da urna em que trabalhou, foi localizada.

Além disso, em uma ação que busca promover a igualdade de gênero e celebrar o Dia Internacional da Mulher, o presidente Orlando Soares Filho solicitou que a mesa apuradora dos votos fosse composta exclusivamente por mulheres. Assim, a mesa foi composta por Adriana Ribas, Adriana Zanella e Dra. Joseane, visando garantir ainda mais transparência e lisura ao processo eleitoral.

Com a eleição concluída e a nova diretoria eleita, espera-se que o Sintraspar continue desempenhando um papel fundamental na defesa dos direitos e interesses dos servidores públicos municipais de Araquari, fortalecendo ainda mais a voz da categoria.

 

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais